segunda-feira, 21 de novembro de 2016

COLUNA VERTEBRAL - CRESÇA PARA CIMA! PARA CIMA!

Quer descomprimir sua coluna?
Quer aliviar as dores?
Quer diminuir a probabilidade de desenvolver patologias na coluna? 

Quem não quer? Todos querem melhorar, aliviar e curar a sua coluna mas poucos querem pagar o preço disso. O pior é que o pagamento não é em moeda corrente (este pagamento a maioria já faz) o preço que me refiro é  o de melhorar a postura, é o de desenvolver o   hábito de praticar exercícios que promovam o espaçamento entre os discos intervertebrais, o chamado A L O N G A M E N T O  A X I A L.  É desenvolver uma cultura de corpo saudável em vez de corpo sarado, apesar que corpo sarado não é significado de corpo doente muito pelo contrário.  O problema é que a maioria não prepara o corpo para receber as sobrecargas e volumes intensos nos treinos. Então  vamos lá, comece agora!! Entenda como funciona.

O que é alongamento axial?
É a criação de espaço articular, no caso da coluna é aumentar o espaço entre as vértebras, deixando o disco intervertebral livre e com isso melhorando a mobilidade articular da coluna.  As 24  vértebras + sacro + cóccix precisam de movimento entre uma e outra ,  um movimento saudável, fluído, alinhado,...
Veja na figura abaixo 



Este movimento é feito pela ação muscular e consciência corporal, chamo esse movimento de postura bem sucedida: onde o indivíduo projeta o topo da cabeça para cima , ombros para baixo, abdômen para o centro, cóccix para baixo e pelve para cima, o movimento correto e sútil destes segmentos promove o alongamento axial.

Estes são os músculos principais da Power House,
do centro, do core. 



Nesta figura dá para ver a movimentação.
Chamo o processo de movimento Para cima! Para cima!
Nem todos os músculos fazem o movimento para cima porém a combinação funcional de cada um faz com que você conquiste uma boa postura, uma presença no universo Para cima!Para cima! É um movimento mecânico e sistêmico.


Ao praticarmos exercícios, principalmente os vigorosos ou os estáticos de longa duração (sentar, dirigir, digitar, ... outros ligados a profissão e demais afazeres do dia a dia) sem a devida consciência corporal principalmente a do CORE, as vértebras podem desalinhar e com isso mudar a pressão sobre os discos e ainda precisamos levar em consideração as tensões nervosas desenvolvidas através da convivência e responsabilidades do dia a dia, a tensão muscular criada pelo o stress também provoca desalinhamento e compreensão discal. 


Veja na figura acima como a pressão sobre a vértebra pode ser alterada.


                                                         Esta figura nos mostra a evolução de uma das
patologias mais comuns da coluna vertebral, a Hérnia de disco.


As fases de formação da hérnia
podem ser prevenidas e as probabilidades de reversão são bem pequenas e geralmente por métodos invasivos (cirúrgico). Os exercícios de Pilates, RPG, Yoga, Alongamentos e Treino muscular funcional podem prevenir e aliviar os efeitos da lesão discal em qualquer uma das fases de evolução porém o praticante ou paciente deve estar consciente que qualquer desalinhamento ou excesso o processo retoma de onde foi paralisado e em alguns casos podem até agravar. 


Então o segredo está na prática constante das atividades que promovam a postura bem sucedida, PARA CIMA ! PARA CIMA ! a mobilidade articular geral e fortalecimento do CORE. 

Bom treino
Boa postura
Boa Saúde!!

Grata por apreciar este material
Farley Cândida e time Happy Fit