Nos últimos anos trabalhando no treinamento de novos professores de Musculação, mais especificamente, tenho observado uma certa confusão dos novos professores quando se trata deste movimento.
Este conhecimento é BÁSICO, mas muito básico mesmo e particularmente acho inadmissível um professor de Ed. Física não conhecer este ou qualquer outro movimento corporal. Faço um apelo aos estudantes e profissionais que estudem mais e parem de ficar apenas olhando as figuras e videos, eles geralmente vem acompanhados de descrições, então leiam também e se não tiver descrições aprofunde mais sobre o assunto.LEMBREM-SE: vocês estão cuidando da qualidade de vida das pessoas.
Bem, então vamos ao que interessa:
Conceito de Extensão
Extensão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro. o contrário da flexão de uma posição fletida volta para a anatômica
Hiperextensão: é a continuação da extensão, além da posição anatômica.
Movimento extensão do quadril
Músculos envolvidos: Glúteo máximo e isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso sendo mais atuantes na flexão do joelho do que na extensão do quadril)
Exemplos de exercícios
EXTENSÃO DE QUADRIL 4 APOIOS
ELEVAÇÃO DE QUADRIL
EXTENSÃO DE QUADRIL EM PÉ
STIFF
FASE CONCÊNTRICA DO AGACHAMENTO
É muito simples para tanta confusão e geralmente isto acontece também nos seguintes movimentos; flexão de quadril, flexão e extensão de joelho.
André Cardoso CREF 1385 G/GO
Farley Cândida CREF 1812G/GO